quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Boa noite.

De ante-mão, já vos aviso que não sei como irá terminar esse post. Estou apenas escrevendo de coração puro e mente aberta.

Alguns fatos:

*Não estou bem; (não que isso seja relevante à vocês)
*Tudo mudou;
*Há mais, diga-se de passagem MUITO MAIS, entre eu e você do que possamos imaginar;

Nesse meu extenso período sem postar, pude olhar, reparar, ver e concluir mais uma vez que de fato o ser humano é estranho;

Casos e acasos do destino me fazem crêr que o convívio social está mais escasso e centrado cada vez mais no nosso (perceba que eu disse NOSSO) egocentrismo e egoísmo.

Resumindo: estamos cada vez mais olhando pra dentro de nós mesmos, ou seja, olhando cada vez mais pros nossos próprios umbigos.

É triste, pois o mundo por sí só precisa de mais união, de vivacidade, de espíritos elevadas, de mais amor.

Ok, ok, quem lê tudo isso e leva ao pé da letra acaba por achar que tudo está um caos. rs*

Ainda há uma luz no fim do túnel, mas essa luz é só você caro leitor que poderá encontrá-la. Não há fórmulas secretas nem receitas milagrosas.

Eu particularmente sou um ser bastante egoísta, um fato triste, mas sou... não nego um dos lados da minha essência.

Poderia aqui, descrever vários casos (meus) sobre egoísmo que você se encaixaria perfeitamente, mas seria como um julgamento desnecessário, pois cada um sabe sobre seus pontos fracos, seus defeitos, suas falhas.

Aliás, defendendo o meu egoísmo, ser egoísta em alguns casos, se faz até necessário, mas lembe-se: nunca em sua totalidade, o mundo não precisa de mais seres egoístas em seu todo.

Isso dá medo.. é paradoxal, claro.

Falando em paradoxal, quase tudo, se não tudo, é paradoxal. Eis um assunto pra ser abordado num próximo texto.

Como estava falando, ser egoísta em determinados momentos (nossos momentos..não poderia ser diferente, estamos tratando de egoísmo) até pode ser ''bom'' (pra quem aplica).
Quem nunca se viu numa situação em que precisava pensar somente em sí próprio pra por as idéias em ordem? Quem nunca precisou tomar decisões importantíssimas (principalmente assuntos relacionados ao coração) pensando unicamente e exclusivamente em sí ?
É meu caro, você faz parte de uma massa egoísta.

Tudo na vida precisa ser dosado.

Acredito que não há como dosar, medir ou pesar o nosso lado egoísta, porém há sempre a possibilidade de repensarmos quando formos aplicar o tal do ''umbiguismo'' (onde você só olha o seu umbigo e não vê mais nada).

Pense sempre que há alguém do outro lado esperando algo de você;

Dê o seu melhor, a sí e aos outros.

O mundo precisa de pessoas que saibam dissernir entre o certo e o errado, porém sempre voltado num todo e não somente a sí.

Pense nisso.

Eu estou fazendo a minha parte, e você?


Amplexos,
Thalita Barzon

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Repare.

Boa noite.

Hoje foi um dia complicado, corrido e super agitado.
.
Hoje, dia vinte e nove de Julho, inicia-se uma nova fase da minha vida. Definida pro mim, claro.
Quis escrever sobre várias coisas nesse post, pensei em escrever sobre meus sentimentos, sobre essa nova fase que se inicia,sobre o Vegetarianismo, pensei em escrever até sobre antigos fantasmas, mas não! Vou escrever sobre REPARAR.
Começo, fazendo citação do livro que mexeu muito comigo: Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago.
.
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara"
.
O que venho citar aqui, é mera ilustração, pois há muito mais nessa frase do que se possa imaginar.
.
Vamos lá, ''se podes ver, repara''. Pense... Pense... Pense mais um pouco... Quem nesse mundo n
não repara?
Nota-se que há uma grande diferença entre, simplesmente olhar e ver, mais ainda entre olhar e reparar. Porque?
.
Simples.
.
Você meu caro, que está lendo esse post, podes enxergar, não? Sim, claro. Podes ver, porque de fato você enxerga, por causa de todo sistema oftalmo que não vem ao caso. Mas daí a dizer que você vê, é diferente, pois os olhos enxergam, mas só veêm aquilo que é permitido ver, o que nós nos permitimos ver. Daí você me diz....
.
- Tá e onde entra o reparar?
.
Eu te respondo.
.
Já que você se permitiu ver, reparar é um passo a mais. Estamos sujeitos a reparar em tudo..
.
*Reparamos como nosso professor fala.
*Reparamos como nossa mãe trata nossos irmãos diferentes.
*Reparamos como nossos patrões lidam em situações perigo
*Reparamos como fulano fala.
*Reparamos como ciclano anda.
*Reparamos.
.
Não estamos livres de repararmos, e já que reparamos porque não tirar algo bom disso tudo?
Mas antes, só um pequeno parênteses (a citação de Saramago seguido pelo meu extenso comentário, não faz referência ao livro).
Certa vez um professor da faculdade, ministrava Antropologia Cultural.
Andriei Guttierrez, nome do dito cujo, nos deu uma missão: Observar. Mas não era somente observar, era observar um local de nossa escolha e catalogar tudo, desde horários, dias e comportamentos.
.
Depois dessa missão realizada, houve a entrega dos relatórios e todos ficaram felizes com suas notas. Ok, não entrarei em detalhes sobre o trabalho.
.
Só a conclusão do mesmo: O ser humano é realmente um bixo estranho.
Como não reparar em tantas coisas? Passsar desapercebidos pequenos gestos...
.
Hoje, no ônibus, a sogra quase passa pelo genro sem repara-l0. O motorista finge não reparar que há tantas pessoas do lado de fora esperando que o ônibus pare.
.
É uma loucura reparar e fingir que não reparo. Pessoas com vendas nos olhos para não repararem.
.
Eu te proponho um desafio: REPARE.
.
*Repare na criança que está no colo da mãe, repare no filho que chora.
*Repare na maneira que você fala com seus queridos.
*Repare como as pessoas são mesquinhas, repare como você é mesquinho.
*Repare no pré-conceito formado do desconhecido até conhecermos.
.
Quando cair nossas vendas, e começarmos a descobrir o que já está ''descoberto'', talvez aí o mundo comece a ficar mais harmonioso.
Um grande desabafo, eu sei. Mas se servir para que apenas um entre muitos, reparem, ficarei por satisfeira, pois esse, contará a outros, e contará a outros, que contará a outros...


Amplexos,
Thalita Barzon

Tudo tem um começo.

Aê aê aê!
Primeiro post.
Criei isso aqui porque acho que o twitter não estava dando conta dos meus pensamentos.Alguns irão ler, outros não. Acredito que escreverei endereçado a alguém, mas nunca com o intúito da pessoa ler. Outras vezes pode ter certeza que serão apenas desabafos, pensamentos, reflexões.

Nesse momento, estou ouvindo Black Eyed Peas, Where The Love.. Meu cel acabou de chegar uma msg, e eu estou editando um álbum de um Bar Mitzavah, super diferente.

Porque as coisas nunca são da maneira que a gente quer? São sempre os mesmos conflitos, sempre as mesmas histórias... vivências de outras pessoas, que por algum motivo não obtiveram sucesso em determinadas situações, cometeram erros, deram com os ''burros n'água'', a gente vê e quase nunca tomamos como exemplo... queremos sempre mais.. De repente seja porque queremos supera-los, queremos nos superar. É isso. Acabei de responder um conflito intermo.

Acho que escrever e publicar será bom, uma vez que eu sempre escrevo mas escondo de mim mesma. Será bom pra mim! Pra quem for ler, já não sei! Mas tomare que de alguma forma, acrescente algo a vocês. A VOCÊ que lê agora.

Amplexos,
Thalita Barzon